Dwigth Eisenhower

Dwigth EisenhowerMilitar e estadista norte-americano que assumiu o comando supremo das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Dwigth David Eisenhower nasceu em Denisom no Texas em 14 de Outubro 1890.

formou-se pela Academia Militar de West Point em 1915. Durante a Segunda Guerra Mundial, teve grande atuação na África e na Europa.

Em Novembro de 1942, Como General comandou o desembarque das tropas anglo-americanas no norte da África e posteriormente na Itália.



Em 1943 foi escolhido como comandante supremo das Forças Aliadas. Eisenhower planejou e organizou uma invasão definitiva que libertou a Europa dos nazistas, o “Dia D”, que ocorreu em 6 de Junho de 1944. Esta invasão ocorreu no norte da França, mais precisamente nas praias da Normandia.

O Dia D marcou a libertação da França e a derrocada nazista na Europa.
Terminada a guerra, Eisenhower tornou-se o líder militar das zonas de ocupação norte-americanas na Alemanha. Em 1948 tornou-se Reitor da Universidade de Colúmbia.

Em 1951, Eisenhower foi nomeado chefe supremo da Organização do Tratado do Atlântico Norte, “Otan”.

Dwigth Eisenhower conquistou grande prestigio entre o povo norte-americano que lhe chamava carinhosamente de “Ike”. Em 1952, Eisenhower foi eleito Presidente dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, conseguiu ser reeleito novamente em 1956.

Dwigth Eisenhower que já estava com a sua saúde debilitada devido aos ataques cardíacos que sofria, morreu em 28 de Março de 1969 na capital Washington.