Erwin Rommel

Militar alemão de importante atuação na Segunda Guerra Mundial.

Erwin Rommel foi um dos maiores estrategistas militares do Século XX.

A Raposa do Deserto, era assim que os adversários de Rommel o chamavam.

Erwin Johannes Rommel nasceu em 1891 na cidade alemã de Heidenheim.

Participou da primeira grande guerra como segundo tenente. Rommel foi ferido em combate e recebeu do éxercito alemão a condecoração da Cruz de Ferro.

A alemanha, derrotada na Primeira Guerra Mundial, teve que reduzir o seu contigente militar. Essa situação mudaria com a ascensão de Hitler ao poder.

No regime nazista, o éxercito alemão cresceria novamente em número de contigente. Rommel foi escolhido como um dos líderes da Wehrmatch.

Em 1939 Hitler invade a Polônia, dando inicio a Segumda Guerra Mundial. Rommel comandou um regimento que lutou na Polônia e depois na França.

A destacada atuação de Rommel no território polones e francês fez com que ele fosse visto como um dos mais capazes oficiais nazistas.

Em 1941 Erwin Rommel foi enviado para o continente africano com a missão de comandar os soldados nazistas da Afrika Korps.

Rommel executou com grande eficiência a tarefa de derrotar as tropas aliadas que lutavam contra os italianos no deserto do Saara.

Em 1942 no Egito, Rommel e suas tropas combateram os ingleses na Batalha de El-Alamaein. Usando os poderosos tanques Panzer, a Afrika Korps venceu com grande facilidade as tropas do general inglês Montgomery.

A Afrika Korps estava carente de viveres e de homens. Com poucos recursos militares Rommel seria derrotado na segunda batalha de El-Alamaein.

A Afrika Corps foi expul-sa do Egito mas, ainda não estava derrotada. Rommel mostraria agora suas qualidades inigualavéis na guerra de movimento.

Mesmo com um número inferior de soldados e sofrendo um sério problema de logistica, Rommel deu grande trabalho para as tropas alidas que ousaram lhe enfrentar no deserto africano.

O general inglês Montgomery não conseguiu sozinho derrotar Rommel. Somente com a ajuda do general norte-american Patton, e que a Afrika Corps de Rommel seria derrotada.

Os generais aliados Patton e Montgomery o consideravam um adversário brilhante e astuto. Caçar Rommel era tão dificil quanto caçar uma raposa. Rommel passou a ser conhecido pelas tropas alidas como A Raposa do Deserto.

Em Maio de 1943 a campanha militar de Rommel na Africa chegaria ao fim com a derrota definitiva da Afrika Corps na Tunissia.

Em 1944 aconteceu o histórico desembarque da Normândia e Rommel foi um dos oficiais escolhido para comandar a resistência nazista na Muralha do Atlantico.

Ao ser ferido na Normandia, Rommel percebeu que as Forças Nazistas estavam em desvantagem com relação as Forças Aliadas.

Rommel tentou em vão convencer Hitler a assinar um tratado de paz com os países aliados antes que a Alemanha fosse destruída por completa.

Em Julho de 1944 uma conspiração organizada por oficiais nazistas tentaram sem sucesso tirar a vida do lider nazista num atentado a bomba.

Os envolvidos no atentado foram presos e para surpresa de Hitler, um de seus melhores generais, Rommel, estavam entre os traídores.

Rommel era visto pelo povo alemão como herói e por isso Hitler não queria executa-lo sumariamente como traídor.

Erwin Rommel teve que escolher entre ser julgado e executado como traídor ou suicidar-se por envenenamento.

Rommel por ser um militar honrado, preferiu suicidar-se ingerindo cianeto. O suicidio de Rommel foi ocultado pelas autoridades nazistas. Eles alegaram que Rommel havia morrido em combate na Normândia.

Erwin Rommel, visto por muitos como o melhor general nazista na Segunda Guerra Mundial, foi enterrado com honras militares em 18 de Outubro de 1944.