A Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado de toda a História da humanidade.

Muitos estudiosos consideram a Segunda Guerra Mundial como uma continuação da primeira (1914-1918).

Novamente a Alemanha era o centro das atenções, Hitler havia montado a poderosa arma de guerra alemã, o Exército Nazista.

Os países vencedores da Primeira Guerra Mundial, cometeram um grande erro ao humilhar a nação mais orgulhosa da Europa, a Alemanha.

Com a sua derrota na Primeira Grande Guerra, a Alemanha teve que pagar pesadas indenizações aos países vencedores (Tratado de Versalhes). Os alemães se agarraram nas ideias anti-semitas de Adolf Hitler, aumentando assim, a auto-estima deles. Os alemães criaram a ideia de que estavam predestinados a dominarem o mundo, segundo a ideologia nazista, a raça ariana alemã era superior a todas as outras raças.

Na Itália um movimento liderado por Mussolini deu origem ao estado Fascista, o fascismo influenciou muitos países em sua politica, entre esses países estava a Alemanha. Essas nações Fascistas estavam decididos impor uma nova ordem mundial através da força.
O Inicio da Guerra

1ª fase: O Expansionismo do Eixo (1939-1942)

No dia 1. primeiro de Setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia, França e Inglaterra que já haviam aceitado muitas das exigências dos Nazistas, saíram em defesa da Polônia, e assim começa a Segunda Guerra Mundial.

A resistência polonesa durou por pouco tempo, em 29 de Setembro, a capital polonesa de Varsóvia se rendia ao poderoso ataque alemão.

Em 6 de Abril de 1940, o exercito nazista invadiu a Dinamarca que foi dominada com facilidade, em seguida foi a vez da Noruega que apesar de resistir, foi facilmente vencida pela avalanche nazista.

A Dinamarca, Noruega, Holanda e Bélgica eram países neutros no conflito, eles foram invadidos devido ao desejo alemão de possuir seus recursos minerais e seus pontos estratégicos para uma posterior invasão ao território Francês e Inglês.

Após invadir a Bélgica, o Exército Nazista se preparava para invadir a França, varias divisões de tanques blindados alemães romperam a “Linha Marginot”, linha de defesa francesa. O território francês foi ocupado com uma velocidade incrível.Soldados franceses e ingleses que desde da invasão da Noruega lutavam contra a expansão da Alemanha, foram encurralados na região de Dunquerque, cerca de 250 mil soldados aliados estavam desesperados á espera de um resgate.

Graças a logística inglesa, o exército aliado foi salvo. Cerca de 1500 embarcações de todos os tipos retiraram estes soldados para o canal da Mancha. No entanto, foram deixados para trás uma grande quantidade de suplementos bélicos que caíram nas mãos dos nazistas. Cerca de 30 mil soldados aliados morreram sob o intenso bombardeio alemão sobre Dunquerque, este fato ficou conhecido como “A Retirada de Dunquerque”.

Em 14 de Abril de 1940, os alemães ocuparam a capital Paris, no dia 22 de Junho, o Marechal Petain assinou a rendição francesa (Armistício de Compagine), que foi assinado no mesmo vagão de trem que os alemães haviam assinado a rendição em 1918. Isto representava a revanche alemã contra os franceses que lhes impuseram severas punições junta as nações unidas através do tratado de Versalhes.

O sucesso das operações nazistas deve-se a tatica de guerra chamada “Blitzkrieg” (Guerra Relâmpago), que consistia em um grande ataque composto de tanques blindados juntamente com a aviação de combate.

Juntando essas duas forças, era praticamente impossível uma linha de defesa resistir ao um ataque de infantaria.

No mesmo mês de Junho de 1940, a Itália Fascista de Mussolini fez valer a sua participação no Eixo Roma-Berlim-Tóquio, os italianos declararam guerra á Inglaterra e França.

Com a derrota francesa, os alemães agora teriam que lutar contra os seus principais rivais, os ingleses. Hitler aspirava a conquista do território inglês, planejou a “Operação Leão-Marinho”, que seria a invasão das tropas nazistas sobre a Inglaterra.

Para que isso acontecesse, os alemães teriam que ter total controle sobre o espaço aéreo inglês.

A Inglaterra foi castigada com ataques aéreos, toneladas de bombas foram despejadas sobre o solo inglês pela aviação aérea alemã, a “Luftwaffe”. Coube então a “Royal Air Force”, a difícil tarefa de derrotar a Luftwaffe. Durante 6 meses, os céus da Inglaterra foi um espetáculo de explosões. Foram travados espectaculares combates de aviões. A Força Aérea Inglesa (Royal Air Force), saiu vitoriosa contra os azes alemães da Luftwaffe.

A vitoria da Royal Air Force deve-se em grande parte á tecnologia do radar, que dava aos pilotos ingleses, informações precisas sobre os aviões inimigos. Ao mesmo tempo em que acontecia a Batalha da Inglaterra, a Itália atacou as regiões da África do Norte, com o objetivo de derrotar as guarnições inglesas no continente negro.

Em Outubro de 1940, Mussolini ordenou o ataque a Grécia, o exército italiano sem experiência quase foi esmagado pelo corajoso exército grego. Diante desse fato, Hitler tivera que socorrer os italianos. Foi formado um exército de ítalo-alemães que conseguiu dominar a Grécia e posteriormente toda a região balcânica.

Enquanto isso no deserto africano, as tropas italianas invadiram o Egito com o objetivo de cortar o abastecimento inglês no Canal de Suez, em Dezembro de 1940, os ingleses contra-atacaram e recuperaram territórios. Novamente os nazistas prestaram socorro aos italianos, entrava em cena a figura de “Erwin Rommel”, general da Afrika Korps.

A Batalha da Rússia

Antes do inicio da guerra, alemães e soviéticos haviam assinado o “Pacto Ribbentrop-Molotov”, que constituía um pacto de não-agressão além de repartir a Pôlonia entre os dois países. Hitler quebrou este acordo ao por em pratica a Operação Barbarossa. A Alemanha invadiu a União Soviética com o objetivo de possuir os campos de trigo da Ucrânia e os poços de petróleo do Cáucaso além de acabar definitivamente com a onda comunista no mundo.
Em 22 de Junho de 1941, cerca de três milhões de soldados, 3 mil tanques blindados e 3 mil aviões entraram de surpresa em solo comunista, iniciando uma carnificina até Moscou, os nazistas não pouparam nem civis na campanha contra a União Soviética. O líder soviético, Stalin, ficou transtornado ao ver seu país ser atacado traiçoeiramente pelas tropas de Hitler.
Ruínas de Stalingrado

Os alemães ocuparam vastas áreas da União Soviética, Hitler pretendia subjugar os comunistas antes da chegada do inverno russo. Os alemães ocuparam rapidamente o território soviético chegando até a Cidade de Stalingrado.

O Ataque a Pearl Harbor

O Império Japonês completou definitivamente o Eixo Roma-Berlim-Tóquio, na guerra ao atacar os norte-americanos. Os nipônicos que estavam em luta contra a China, foram provocados pelos Estados Unidos que lhes impuseram restrições econômicas. No dia 7 de Dezembro de 1941, os japoneses fizeram um ataque surpresa contra a principal base naval norte-americana, Pearl Harbor no Hawaí.A maior potencia industrial no mundo foi despertada, os Estados Unidos entram na Guerra contra as potencias do Eixo.Os japoneses haviam conquistados diversas regiões; Hong Kong, Singapura, Filipinas, Ilhas Salomão, Ilhas Marshalls entre outras. Em três meses o Japão havia conquistado um vasto império que equivalia a metade da área territorial dos estados Unidos.

2ª fase: O Contra-ataque dos Aliados (1942-1943)

Na União Soviética, o Exercito Vermelho lutava desesperadamente contra os nazistas em Stalingrado, Hitler já anunciava que seu exército venceu a Batalha de Stalingrado, quando de repente o exército vermelho surgiu das ruínas da cidade como se fosse uma Ave Fénix. O general soviético Zukhov, preparou uma estratégia que aniquilou o exercito de Hitler em Stalingrado.

Os soviéticos atacaram os flancos nazistas, formou-se um arco que isolou os alemães na cidade. Carentes de munições e alimentos o “Sexto Exército Alemão” caia lentamente. Venho o rigoroso inverno russo, castigando ainda mais os nazistas. O General Alemão “Von Paulus” recebeu ordens de Hitler para lutar até ao ultimo homem, os alemães famintos se renderam em Fevereiro de 1943Cerca de 90 mil soldados eixistas foram feitos prisioneiros. A partir dai os alemães foram empurrados para fora da União Soviética.

No pacifico, os Estados Unidos recuperaram rapidamente sua frota naval, chegando até triplicara. Em 1942 os japonês foram derrotados no Mar do Coral e nas Ilhas Midway.

No continente africano, ingleses e alemães iniciaram violentos combates de Outubro a Novembro de 1942, na Batalha de El-Alamaein, no Egito.Enquanto isso, na costa africana, tropas aliadas comandadas pelos Estados Unidos desembarcaram no Marrocos e na Argélia em 8 de Novembro de 1942.

Em El-Alamein, o general inglês Montegmery conseguiu expulsar a Afrika Korps da região egipicia. Com o desembarque das tropas do General norte-americano Eisenhower na costa africana, o general Rommel viu-se encrencado, tendo que combater em duas direções.A Afrika Korps se refugiou na Tunissia. Erwin Rommel sendo um grande estrategista de guerra conseguiu lutar de igual para igual contra as forças aliadas. As tropas anglo-americanas superava em numero a Afrika Korps que estava carente de suplementos bélicos.

A Afrika Korps de Rommel foi derrotada definitivamente na Tunissia, aprisionando mais de 250 mil soldados do Eixo. o General Rommel que ficou conhecido como a “Raposa do Deserto” se retirou para a defesa da Europa.

3ªFase: A Derrota do Eixo (1943-1945)

A vitoria no norte da África permitiu aos aliados atacar a Europa. Em Julho de 1943, as forças aliadas desembarcaram na Sicília. Boa parte dos italianos já estavam descontentes com o Estado Fascista de Mussolini. O Ditador Italiano foi deposto e preso, mas as forças nazistas conseguiram liberta-lo. Mussolini continuou a enssistir com um governo fascista no norte do país, enquanto no sul, os Partisans se juntaram aos aliados na tentativa de libertar toda a Itália do julgo fascista das tropas italo-alemães.

Em Agosto de 1942, fuzileiros navais norte-americanos desembarcaram em Guadalcanal, houve um sangrento combate contra os japoneses. A partir de 1943, os americanos tomaram as possessões de terras que os japoneses haviam invadido ate chegarem as ilhas japonesas de Ilha de Iwo Jima e Okinawa.Os principais nações aliadas; Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética, deram novos rumos á guerra, os alemães estavam sendo cercados por todos os lados, tendo agora que passar para a defensiva.

No inicio de 1944, O exército soviético recuperava com rapidez o seu território e marchavam em direção a Alemanha como se fosse um rolo compreensor. As potencias aliadas capitalistas com medo, se preocuparam em fazer um gigantesco ataque contra os alemães na Europa ocidental , já que, se as forças soviéticas derrotassem os alemães até a França, certamente implantariam nos países libertados por eles, regimes comunistas.

Em 6 de Junho de 1944, aconteceu o celebre “Dia D”, onde as Forças Aliadas desembarcaram nas praias da Normândia com o objetivo de avançar até a Alemanha e subjuga-la. O exercito aliado conseguiu quebrar a barreira de defesa bem delineada mas não bem protegida “Muralha do Atlântico”. Em 25 de Agosto a capital Paris foi libertada, em 10 Setembro a França estava totalmente livre dos nazistas. Em 1945 o solo sagrado nazista foi invadido tendo os alemães oferecido uma desesperada resistência em vão, pois seu exercito estava totalmente arruinado, restando apenas crianças para defender Berlim.

Em 6 de Abriil de 1945, os italo-alemães fascistas foram derrotados na Itália, Mussolini foi preso e fuzilado pela resistência Italiana.

No front oriental, os soviéticos ocuparam a Roménia, a Bulgária, a Tchecoslovaquia, a Iugoslavia e a Polônia, marchando em direção a Berlim. Em 2 de Maio de 1945, eles estavam no coração do Reich alemão, hasteando a bandeira vermelha da foice e do martelo sobre as ruínas de Berlim.Hitler havia se suicidado horas antes em seu abrigo subterranêo. em 7 de maio de 1945, a Alemanha se rendia incondicionalmente.
A guerra na Europa estava acabada, mas ainda faltava uma parte do eixo a se render, O Japão. No pacifico os japoneses que estavam em desvantagens resistiram bravamente, aviões japoneses voavam carregados de explosivos que iam de encontro aos navios americanos, explodimdo com o impacto. Eram os famosos pilotos suicidas “Kamikazes” japoneses, que sentiam orgulho de morrer pela “Pátria do Sol Nascente”, o Japão.

O presidente Norte-americano, Trumam, com o objetivo claro de intimidar a União Sovietica Comunista e mostrar ao mundo a sua superioridade tecnologica, mandou jogar sobre o Japão, a maior invenção militar da época, a “Bomba Atômica”,. As populações de Hiroshima e Nagazaki sentiram na pele o poder devastador desta arma nuclear.

Assim como a Alemanha, o Japão se rendia incodicionalmente, em 14 de Agosto de 1945.
A Segunda Guerra Mundial ocasionou a morte de aproximadamente 60 milhões de pessoas. . A União sovietica foi a que mais sofreu, foram mortos cerca de 30 milhões de sovieticos entre civis e militares. Quando as forças aliadas libertava territorios na Europa descobriu-se o Holocausto praticado pelos nazistas, eles mataram cerca de 6 milhões de judeus.

Com o final da Segunda Guerra Mundial, o mundo foi dividido entre as duas potências militares da época, Os Estados Unidos de politica capitalista e a União Sovietica de politica Comunista. Estes dois paises se organizaram em blocos de países, cada um defendendo suas zonas de influência. Esta politica ideologica daria origem a Guerra Fria.

Referência: Mc Innes, Edgar. História da Segunda Guerra Mundial. Porto Alegre, Ed. Globo, 1960