Guerra das Duas Rosas

Guerra Civil causada pela disputa do trono da Inglaterra.

A Guerra das Duas Rosas foi travada entre os nobres da Família Lancaster e da Família York.

As famílias rivais usavam como emblemas uma rosa, dai vem o nome histórico do conflito.Guerra das Duas Rosas
Os Lancaster usavam como símbolo uma rosa vermelha, já os York eram representados por uma rosa branca.

A história desta guerra teve inicio em 1453 quando a Família York afastou do poder o Rei da Inglaterra, Henrique VI.

Ao perder a Guerra dos Cem anos, Henrique VI passou a sofrer transtornos mentais. Parte da nobreza inglesa percebendo que o monarca não tinha mais condições de continuar no poder, resolveu indicar Ricardo Plantageneta como Regente do trono inglês.

Em 1455, Henrique VI recuperou sua instabilidade emocional e decidiu afastar Ricardo de Plantageneta do poder.

Ricardo de Plantageneta, pertecente a familia York, recusava-se sair do governo inglês, alegando que Henrique era incapaz de reinar e que tinha duvidas de que Eduardo de Westminster era realmente o filho do monarca.

A familia Lancaster de Henrique VI, decidiu combater os partidários de Ricardo que pertencia a Família York.

O inicio das lutas teve inicio em 1455 na Batalha de St Albans. Henrique VI, após sair derrotado nesta batalha foi encarcerado pelo Duque de York (Ricardo de Plantageneta).

Em 1460, tropas leais a Henrique VI contra-atacaram e conseguiram vencer as forças militares de York na Batalha de Wakefield. Ferido em combate, Ricardo de Plantageneta veio a falecer.

Em 1461 mesmo com a morte do Duque Ricardo, a família York continuou a lutar pelo controle da Inglaterra.

Sob o comando de Eduardo de York, filho de Ricardo de Plantageneta, os Yorks venceram os Lancasters na Batalha de Towton Field. Henrique VI, sem alternativas, deixou a Inglaterra em direção ao seu exílio na Escócia.

A Família York, novamente chega ao poder inglês agora com Eduardo de York que foi coroado Rei da Inglaterra com o nome de “Eduardo IV“.

Henrique VI, mesmo no exilio, continuou a ordenar as lutas contra Eduardo IV. Em 1471, tentando dá um ponto final nas lutas, Eduardo IV ordenou o assassinato de Henrique VI e seu filho.

Outros assassinatos foram cometidos por ambas as familias. O objetivos destas mortes era acabar com os possíveis herdeiros ao trono da Inglaterra.

Em 1483, Eduardo IV morreria subitamente, criando uma nova pagina na história da Guerra das Duas Rosas. O irmão de Eduardo IV, Ricardo de Gloucester, ursuparia o trono do legitimo herdeiro do rei, Eduardo V.

Eduardo V e seu irmão Ricardo, foram aprisionados na torre de Londres e nunca mais foram vistos. Enquanto isto Ricardo de Gloucester declarou-se rei da Inglaterra com o titulo de Ricardo III.

Os lancaster já sem homens para lutarem contra as tropas da família York, agora comandadas pelo Rei Ricardo III, aliaram-se ao Conde de Richmond, Henrique de Tudor, que possuía um exercito particular.

Em 1485 As tropas do Conde de Richmond, mesmo em menor numero, conseguiram vencer as tropas militares de Ricardo III na “Batalha de Bosworth Field. Nesta luta a Familia York havia sofrido uma perda valiosa, Ricardo III havia morrido em combate.

Henrique de Tudor com o apoio dos Lancasters subiu ao trono da Inglaterra com o titulo de “Henrique VII”

Como Rei da Inglaterra, Henrique de Tudor passou a perseguir todos os nobres contrários ao seu governo e que queriam continuar com a guerra entre os lancaster e os yorks.

A paz entre a Familia Lancaster e a Família York só seria possível com um acto público de união.

Henrique VII, que representava a Familia Lancaster, casou-se com Elizabeth de York. O casamento entre os dois representou a união entre as duas famílias rivais, selando o final da Guerra das Duas Rosas.

a união entre Henrique VII e Elizabeth, deu origem a uma nova dinastia que viria governar a Inglaterra, a Dinastia de Tudor.