Guerra dos Boers

Conflito colonial que envolveu os ingleses e bôers no sul do continente africano.

A Guerra dos Bôers foi causada pela invasão de colonizadores ingleses na África do Sul, antes conhecido como Orange e Transvasaall.

Os Bôeres eram descendentes de holandeses que formaram na região sul do continente africano as republicas de Orange e Transvasaall.
A Primeira tentativa britânica de conquistar o território boers aconteceu em 1880. Depois de perder algumas batalhas, a Grã-betanha reconheceu a região de Transvasaall como uma república independente em 1881.

No terra dos bôeres foram descoberto jazidas de ouro e diamantes. A riqueza mineral existente em território boer passou a ser extraída por grandes companhias mineradoras de capital inglês.

O grande numero de colonos ingleses na região fez com que os boeres ficassem preocupados com uma possível dominação inglesa na Transvasaall.

Tal preocupação era valida pois um grande número de militares estavam estacionados nas colônias inglesas próximas as terras dos boeres.

Em 1889 o Império Britânico interessado no ouro e diamantes dos boeres, invadiram militarmente a Tranvasaall, dando inicio a Guerra dos Boeres.

As lutas contra os boers duraram até ao ano de 1902. Os bôeres, derrotados na guerra, foram capturados e presos em campos de concentração semelhante aos criados pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Nos campos de concentração colonial inglês, morreram pela fome milhares de homens, mulheres e crianças boers.

Os ingleses, vitoriosos na guerra, uniram as republicas de Tranvasaall e Orange com as colônias de Cabo e Natal. Estas quatro regiões passaram a fazer parte da União Sul-Africana, governo colonial administrado por representantes do governo inglês.